Detran-AM garante celeridade na formação de mototaxistas em Humaitá

Membros da diretoria técnica do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participaram de uma reunião com mototaxistas no município de Humaitá, distante 696 quilômetros de Manaus. A reunião contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do município, o vereador Alexandre Perote, e de membros de associações e cooperativas de mototaxistas. O encontro ocorreu no sábado (24/8).
As discussões giraram em torno da realização de cursos para formação de mototaxistas. De acordo com o diretor técnico do Detran-AM, Amuriné Tomaz, a previsão é de que o treinamento ocorra no município na primeira quinzena de outubro. O objetivo é capacitar aproximadamente 80 profissionais nessa primeira etapa.
A equipe técnica também irá trabalhar para agilizar a realização de exames de legislação e direção, além de auxiliar na inclusão do curso de mototaxista na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros processos administrativos, como troca de categoria.
O município de Humaitá possui uma frota de 8.286 veículos; desse total, 5.579 são de motocicletas. Já o número de habilitados é de 1.497.
Audiência Pública
O diretor técnico do Detran-AM, Amuriné Tomaz, participou de audiência pública realizada na Câmara Municipal, durante a qual foi discutida a importância da municipalização do trânsito para a cidade, ficando a cargo do órgão auxiliar o município nesse processo.
Para a presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Amazonas (Cetran), Socorro Aparício, uma cidade com o trânsito municipalizado pode atuar em todas as áreas, e não somente na fiscalização, como muitas pessoas acreditam.
“Além do mais, a existência do órgão promoverá a ordenação da utilização das vias públicas, a melhoria na sinalização, e o mais importante de tudo, que é a redução dos acidentes, porque a presença do agente inibe as atitudes imprudentes de alguns maus condutores. O cidadão responsável naturalmente aprovará a intervenção do órgão”, explicou.
O Detran-AM também se responsabilizou pelo envio de técnicos para trabalhar no levantamento da sinalização viária e na realização de curso de agentes de trânsito, buscando melhorias no atendimento a população.
Participaram da audiência o prefeito de Humaitá, Heriveneo Seixas; o vice-prefeito, Rademarcker Chaves; o diretor técnico do Detran-AM, Amuriné Tomaz; o assessor da diretoria técnica, Wendel Menezes; a presidente do Cetran, Socorro Aparício; vereadores municipais e membros da sociedade civil organizada.
